CTF - CARREIRA DE TREINADOR DE FUTEBOL

A profissão de Diretor Técnico pode ser vista de uma ótica social e pedagógica: sob estas perspectivas o treinador pode considerar-se como um agente social especializado. Esta afirmação se fundamenta em que o futebol é uma atividade social e ele incide na construção dessa atividade, já que educa, transmite experiências e instrui neste marco. A partir do futebol e pela ação do DT é possível:

  • Contribuir a melhorar o comportamento social do indivíduo.
  • Favorecer seu crescimento.
  • Aperfeiçoar sua educação, fomentando o desfrute compartilhado da atividade.

Sob esta perspectiva é mais do que um mero condutor e treinador de um plantel e assim o reflete o estatuto social da ATFA ao defini-lo como “quem efetua a preparação psicotécnica dos planteis que conduz”, o que nos remite à sua delicada missão de formar e conduzir pessoas (e não somente jogadores) - de idades muito diferentes, segundo o grupo humano que tenha sob sua responsabilidade.

Seu campo de exercício profissional é amplo: poderão desempenhar-se em tarefas e âmbitos tão diferentes como a condução de planteis profissionais e/ou amadoras, a criação, direção e/ou ensino em escolinhas de futebol infantil e adolescente, o trabalho em categorias de base de um clube, a organização da prática deste esporte de forma recreativa em diferentes instituições e por que não, a difusão e direção da prática cada vez mais extensa do futebol feminino.

Esta variedade de possibilidades laborais constitui um desafio para a formação, já que implica oferecer ao futuro DT as ferramentas necessárias para trabalhar tanto com crianças e/ou adolescentes como com adultos, tanto para o alto rendimento como para o desenvolvimento psicofísico e a recreação.

FUTEBOL - Licença B
  • EXTENSÃO

    7 meses + Exame Final Presencial.

  • Requisitos (A partir de 01/08/2020)

    • o Contar com a Licença C
    • o Idade mínima: 19 anos
    • o Ensino médio completo o superior
    • o Alternativa: aqueles que tenham aprovado mais de 75% do Ensino Médio também poderão iniciar os diferentes Cursos. A entrega da Licença será efetivada com a apresentação do Diploma de Ensino Médio completo.
    • o RG ou Passaporte
    • o Atestado médico de aptidão psicofísica
    • o Certificado de antecedentes criminais
    • o Comprovante de residência
    • o Foto digital 3x4
    • o Enviar para leosamaja@atfa.com.ar e info-campusvirtual@atfa.com.ar

    REQUISITOS TECNICOS

    Conhecimentos básicos de informática e tecnologia.

    Os dispositivos a serem utilizados deverão ser atualizados, além de incluir microfone e câmera. O serviço de Internet deverá garantir um rendimento estável, especialmente durante as sessões nas quais realize os choice (exames de múltima escolha) e / ou as atividades que incluam o uso das Ferramentas: CVAVideoAnálise, CVAPlayMaker e CVAVideoUpload. Também é necessário contar com um dispositivo (smartphone ou filmadora) que permita filmar práticas em campo, em formato universal MP4. Os dispositivos a serem utilizados deverão ser atualizados. O serviço de Internet deverá garantir um rendimento estável, especialmente durante as sessões nas quais o aluno realizar os choice (exames de múltima escolha) e / ou as atividades que incluam o uso das Ferramentas: CVAVideoAnálise, CVAPlayMaker e / ou CVAVideoUpload.

  • Requisitos Aspirantes Não Residentes

    ANEXO 9 LICENÇA CONMEBOL DE TREINADORES

    Requisitos necessários para candidatos não residentes em território da MC (Membro da Convenção)

    Clique Aqui para baixar o formulário

  • PLANO DE ESTUDOS (Rege a partir de 01/08/2020)

    • Licença B – Futebol Amador – Futebol Formativo até Sub 15

    • Habilita para comandar Futebol Amador – Futebol Formativo até Sub 15 (Homologável CONMEBOL).
    • Neurociências aplicadas ao Treinamento
    • Preparação Física e Treinamento I
    • Introdução à Psicologia do Esporte
    • Técnica e Treinamento aplicada ao futebol infantil
    • Regulamento e Arbitragem
    • Sistemas Táticos e Treinamento
    • História do Futebol Argentino
    • Medicina do Esporte
    • Prática de Ensino
    • Presencialidade no Curso

      Em cumprimento das exigências Conmebol, os alunos que cursam as diferentes licenças deverão realizar observações (observação desde fora do campo de jogo) e/ou estágios (observação desde dentro do campo de jogo e intervenções auxiliares) e/ou trabalhos práticos (realizados pelo aluno na função de treinador) por um mínimo de horas que se encontram detalhadas em cada tipo de licença.

      A finalidade delas é favorecer o aprendizado no contexto de um clube utilizando o conhecimento adquirido, as habilidades e a atitude para agir em situações reais do jogo, combinando reflexão e construção teórica com atividade e prática.

      Essas atividades devem ser realizadas com equipes que, segundo a licença a ser obtida, treinem em escolas de futebol de caráter competitivo e recreativo e/ou clubes federados no país de residência.

      Sugerimos planificar com tempo a escolha da instituição e a autorização para realizar estas atividades nela. O aluno irá dispor de várias semanas durante o desenvolvimento das diferentes matérias para realizá-las, sendo condição para ficar apto para o exame final da licença ter cumprido a quantidade de horas requerida.

      A acreditação das horas realizadas em qualquer uma das modalidades sugeridas deverá ser realizada através da certificação delas por parte da entidade anfitriã. Essa certificação deve cumprir com os seguintes requisitos: deve ser apresentada em papel que leve o timbre da entidade, assinatura, aclaração e cargo do assinante e conter os dados do aluno, a quantidade de horas de estágios, observações ou trabalhos práticos realizados e as categorias em que foram realizadas.

      Caso a entidade anfitriã o permita, sugerimos acompanhar essa certificação com fotos e/ou vídeos que demonstrem a presença e/ou as atividades desenvolvidas pelo aluno nela e que serão carregadas na plataforma mediante a ferramenta up loading, onde será possível ver o aluno realizando observações, estágios ou trabalhos práticos.

      Para complementar as horas necessárias requeridas por Conmebol, os alunos realizarão também em seus exames presenciais, horas de trabalhos avaliativos durante a concentração que será realizada de segunda a sexta. Neste caso, serão avaliados não somente os objetivos propostos para as atividades, senão também aspectos vinculados à condução do grupo, a planificação adequada da atividade e a capacidade de cumprir com os distintos aspectos dela.

  • MATÉRIA INTRODUTÓRIA

    Seus objetivos são:

    1. Seus objetivos são:
    2. * Promover a tomada de consciência dos requerimentos do sistema de educação à distância que o aluno irá iniciar, apoiando-se em sua absoluta disposição e responsabilidade.
    3. * Completar uma exercitação diagnóstica, que ajudará o aluno a compreender como funciona o curso.
    4. * Simular a estrutura das matérias do curso, que familiarizarão ao aluno com a autodisciplina necessária para ler o material de leitura e completar uma atividade a partir dele, com as exigências de uma avaliação com uma nota mínima para ser aprovada.
    5. * material publicado consta de 2 partes, que o aluno deverá responder, respeitando esta ordem:
    6. * Avaliação diagnóstica de Habilidades de Expressão Escrita e Compreensão de Textos.
    7. * Aula sobre habilidades de auto-condução do aprendizado, exercitação e choice sobre o conteúdo dela.

  • PLATAFORMA EDUCATIVA

    CVA encontra-se integrada pelo Departamento Acadêmico, Equipe de Professores, Departamento Administrativo, Departamento Técnico, e a Coordenação Local que atua como suporte e tutor.

    No CVA, as Aulas, que equivalem aos Ciclos Letivos de uma Escola Física ou Presencial, iniciam sua atividade todos os meses, portanto os interessados poderão iniciar seus estudos a qualquer momento.

    O curso é realizado por matéria, na ordem que determinar o CVA, que poderá sofrer modificações segundo as necessidades e decisões do Departamento Acadêmico. Por sua vez, cada matéria com seu respectivo material escrito, será publicada em formato Aula. A soma de todas determinará a finalização da matéria e o início da seguinte, e assim por diante até completar o Plano de Estudos.

    Tarefas com vencimento: na opção Novidades da Plataforma Educativa, denominada CVA, os Alunos tomam contato com as “Tarefas com vencimento”, onde se destaca a presença do painel de atividades, com o detalhe delas, nomes, datas de vencimento e os dias que faltam para estourar o prazo de entrega. Da mesma forma, alarmes de cores, cuja tonalidade varia segundo a proximidade com o prazo limite estabelecido.

    Vídeos Educativos: a Plataforma dispõe de Vídeos Educativos, em formato HD e FHD, como apoio ao curso das matérias técnicas.

    Ferramentas tecnológicas e elementos de apoio inovadores: acesso irrestrito e sem custo adicional para os Alunos.

    CVA VídeoTag: acesso a novas e inovadoras ferramentas de trabalho: nos últimos anos os clubes profissionais estão incorporando em suas equipes de trabalho treinadores com conhecimentos em scouting e vídeo análise. A plataforma CVA conta com uma ferramenta que utilizam hoje as Comissões Técnicas do Futebol Profissional a nível mundial, uma forma de nos aproximar ao realtime do futebol.

    CVA PlayMaker: acesso a novas e inovadoras ferramentas de trabalho que colaboram com a preparação de treinamentos e jogos. Permite criar lances animados de forma muito simples e dinâmica com a possibilidade de preparar em diferentes áreas e zonas do campo de jogo, com diferentes elementos de trabalho (cones, obstáculos, etc.), lances que de forma muito simples podem ser compartilhados e assistidos em vídeos.

    CVA VideoUpload: acesso a novas e inovadoras ferramentas de trabalho que colaboram com a preparação de treinamentos e jogos. Permite subir vídeos com as atividades práticas que solicita a Equipe de Professores.

    A parceria realizada com TaticalPad permite que os alunos do CVA tenham acesso a um produto opcional e com grande posicionamento no mercado, a um valor diferencial para uso alternativo.

    CVA utiliza os seguintes meios para avaliar os Alunos:

    Conexão ao site: recomendamos uma conexão diária, quando o Aluno tiver tempo.

    Múltipla escolha: método de avaliação parcial e final. O sistema publicará a nota de forma automática, ao finalizar o tempo estabelecido (estourando o tempo ficará nota 0 –zero-), ou quando o Aluno apertar Finalizar. Nota mínima de aprovação: 6.

    Exercitações: a entrega dos trabalhos será dentro do prazo estabelecido, e serão avaliados pelo Professor de cada matéria. Nota mínima de aprovação: 6.

    Recuperação: o Aluno terá acesso a esta instância, desde que consiga aprovar 75% da seção de múltipla escolha e 75% das exercitações.

    Cursa novamente: quando a percentagem de aprovação esteja por debaixo dos 75%, o Aluno deverá cursar novamente a matéria, o qual implica realizá-la do zero, pagando os Valores correspondentes e apresentando conteúdos novos.

    O curso inclui as seguintes partes:

    Parte virtual: é cursada via Internet e tem uma extensão de 7 meses.

    Presencialidade – Horas Práticas: enquanto cursa a parte virtual, o Aluno realiza as horas práticas, comparecendo em um clube federado: afiliado a uma AM FIFA.

    Após aprovar a parte virtual e ter completado as Horas Práticas exigidas, o Aluno encontra-se em condições de participar no Exame Final Presencial, cuja extensão é de uma semana, e inclui:

    Presencialidade – monografia: na etapa prévia, o Aluno envia a atividade, cuja aprovação é indispensável para participar na etapa final.

    Logo, em nossas instalações, realiza a exposição oral, perante a mesa de avaliação.

    Presencialidade – trabalhos em campo de jogo e em sala de aula: os alunos alternam trabalhos em campo com vídeos debate sobre diferentes fundamentos técnicos, sistemas táticos e métodos de treinamento abordados nas matérias.

    Após superar todas as instâncias, o Aluno recebe a seguinte documentação:

    • Diploma Treinador de Futebol Amador – Futebol Formativo (Âmbito de aplicação: Futebol Amador – Futebol Formativo até Sub 15)

    • Analítico

    • Credencial QR

  • CADASTRO E INSCRIÇÃO

    1-Cadastrar Dados Pessoais

    • www.campusvirtual.atfa.com.ar / www.atfacampusvirtual.com
    • Clique em Acesso Plataforma Educativa
    • Clique em Cadastre-se –existe uma ajuda em linha: Como cadastrar-se?-
    • Preencher todos os dados requeridos. Enviar e Aceitar
    • O sistema enviará um e-mail que o interessado deverá confirmar com um Clique, o que o habilitará a inscrever-se em cada Matéria, começando por:
    2-Inscrição Exame diagnóstico
    • www.campusvirtual.atfa.com.ar / www.atfacampusvirtual.com
    • Clique em Plataforma Educativa
    • Escrever usuário e senha
    • Clique em Carreira “Matérias comuns” / Exame diagnóstico / Pré-inscrição / Confirmar
    • A partir desse momento, o Departamento Acadêmico iniciará o contacto com o Aluno.

  • VALORES E PRAZOS

    Valores 2022

    Parte virtual: 1 Matrícula + 8 mensalidades

    Parte presencial: 2 mensalidades (Exame Presencial)

    Valores básicos

    Matrícula: R$ 700 - reais

    Mensalidade: R$ 700 - reais

    Meios de Pagamento: Transferência Bancária (Banco Itaú), Depósito Bancário (Banco Itaú), Boleto Bancário e Cartão de Crédito (Visa - MasterCard).

    Prazos e Comprovantes de pagamento

    Os Alunos poderão pagar os valores, dentro do mês, dispondo de duas alternativas:

    Entre 1° e 12: sem multa

    Entre 13 e 15: multa dos 6% sobre o valor original

    O aluno deverá enviar mensalmente o comprovante de pagamento para o tutor (suporte local). Em caso de não receber nenhuma notificação do pagamento realizado, junto com a constância respectiva, a partir do dia 16 o acesso à Plataforma Educativa será bloqueado.

    Caso não possa cumprir com as condições detalhadas, o aluno terá a possibilidade de solicitar uma nova vaga na Aula seguinte, desde que tenha realizado o pagamento da mensalidade pendente além do valor correspondente por cursar novamente a matéria.

    Os comprovantes de pagamento oficiais do CVA serão gerados pelo sistema e publicados no botão Minha Conta na Plataforma Educativa.

    Recuperações

    Taxa de recuperação: R$ 225

  • CICLOS LETIVOS

    • Turma 47 -----> 09-01-22

    • Turma 48 -----> 13-02-22

    • Turma 49 -----> 13-03-22

    • Turma 50 -----> 10-04-22

    • Turma 51 -----> 08-05-22

    • Turma 52 -----> 12-06-22

    • Turma 53 -----> 10-07-22

    • Turma 54 -----> 14-08-22

    • Turma 55 -----> 11-09-22

    • Turma 56 -----> 09-10-22

    • Turma 57 -----> 13-11-22

    • Turma 58 -----> 11-12-22

  • APOSTILA

    1. Ligar para o CENARD +54 (011) 4704-1600 e solicitar falar com a Secretária do Lic. Sergio Palmas, ou com a pessoa responsável, para combinar a assinatura da documentação.

    2. Comparecer à Direção Nacional do Esporte Federado, dependente do Ministério de Desenvolvimento Social da República Argentina, localizada em Av. Miguel B. Sánchez 1050, Cidade Autônoma de Buenos Aires, com a documentação que desejar apostilar, para que o Lic. Sergio Palmas assine. Este trâmite é gratuito.

    3. Logo comparecer no Ministério de Relações Exteriores, setor Legalizações / Apostilas.

    Localização: Esmeralda 1214, Cidade Autônoma de Buenos Aires

    Dias e horário de atenção: Segunda a sexta das 8.30h às 13.30h.

    Telefone: +54 (011) 4819-7000

    Este trâmite tem custo.

    Também existe a possibilidade de que toda a gestão detalhada seja realizada por profissionais, com custo para o Treinador.

    É importante esclarecer que CVA não intervém em ambas as situações, é o Treinador quem deve decidir se realiza a gestão de forma pessoal ou contrata os serviços mencionados.

    Outros

    Para países que não fazem parte do tratado da Haia, sugerimos realizar as consultas perante a autoridade correspondente do país onde reside na atualidade.

  • MEIOS DE CONTATO

    Leo Samaja

    leosamaja@atfa.com.ar

    Whatsapp: +55 48 99192-1981

ATFA por un Fútbol Mejor

Newsletter

VALIDAÇÃO DE TÍTULOS ONLINE

FORMAÇÃO - CAPACITAÇÃO

Tática Total